terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Reservas da Petrobrás animam mercado

Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As reservas incorporadas pela Petrobras em 2010 agradaram ao mercado e mesmo com o preço do petróleo em queda as ações da companhia operavam em alta na maior parte do pregão nesta segunda-feira, recuperando aos poucos as perdas dos últimos tempos.

Com maior ou menor entusiasmo, alguns relatórios avaliaram que os números divulgados sobre as reservas de 2010 foram positivos, e a tendência é de valorização da companhia, já que todos os indicadores dos bancos e corretoras apontam para uma continuidade do crescimento de reservas e produção.

Na sexta-feira, a Petrobras informou que as reservas provadas pelo critério SPE, uma sociedade internacional de engenheiros de petróleo, atingiram 15,283 bilhões de barris de óleo equivalente, alta de 7,5 por cento em relação a 2009. A relação reservas/produção ficou em 18,4 anos pelo mesmo critério.

Pelo critério da Securitie Exchange Comission (SEC), as reservas subiram para 12,7 bilhões de boe, alta de 5 por ento contra o ano anterior. O tempo de produção com as atuais reservas seria de 14,7 anos.

Um dos relatórios mais otimistas, divulgado pelo Merrill Lynch, destacou que o crescimento da Petrobras é bem superior ao dos seus concorrentes e que muito do que foi incorporado vem da região do pré-sal, o que projeta um forte fundamento para a companhia, visto que ainda existem grandes volumes para serem incorporados nos próximos anos.

Enquanto em 2009 a Petrobras incorporou apenas 182 milhões de boe da região pré-sal, este ano foram incorporados 1,281 bilhão de boe.

"Este é um desempenho muito forte em relação aos seus pares globais", afirmou o Merrill Lynch em relatório.

O banco lembra que em 10-15 anos a produção da Petrobras vai dobrar, com uma forte contribuição do pré-sal, e por isso mantém a recomendação de compra

Nenhum comentário: