sábado, 22 de janeiro de 2011

Para OMC, barreiras à exportação é uma das causas das altas dos alimentos

GENEBRA, 22 de janeiro (Reuters) - As restrições de exportação são a causa principaL dos recentes aumentos de preços dos alimentos no mundo, disse o chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC) neste sáabado, acrescentando que os países precisam encontrar outras formas de assegurar a oferta doméstica.
O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, acrescentou que apenas alguns anos após a crise alimentícia de 2008, os crescentes preços do produto estão elevando a inflação global e gerando problemas sociais em muitos países.
Lamy disse que um fator por trás do movimento de alta é o clima ruim, mas que as restrições a exportações têm um grande papel também, sendo que muitos consideram esse o principal fator por trás do aumento de preços de 2008.
"As restrições de exportação levam a pânico nos mercados quando se vê os preços subindo em velocidade stellar estelar", afirmou Lamy.
Lamy acrescentou que os países que impõem restrições o fazem em razão da necessidade de evitar que sua própria população passe fome, mas que há outras formas de evitar isso.
"A resposta para essa questão é uma maior produção de alimentos globalmente, mais redes sociais de segurança, mais ajuda alimentícia e, possivelmente, mais reservas de alimentos."
(Por Jonathan Lynn)

Nenhum comentário: