quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rafinha Bastos fritando a Rita Cadillac

Rafinha Bastos é um dos (se não o)melhor stand-up comedian da atualidade.

Rumos do vazamento da Satiagraha para a Globo


Rumos do vazamento da Satiagraha para a Globo


Por Stanley Burburinho


Nassif, essa notícia é de 2 anos atrás. Coloquei no Twitter porque alguém perguntou se o Protógenes será diplomado e foi informado que sim e será na sexta às 10h na ALESP.


Mostraram um texto dizendo que o caso dele e do Mazloum iria para o STF porque o Protógenes é acusado no texto de ter vazado a Satiagraha para a Globo. Peguei esse texto que foi publicado há dois anos pelo o Globo para mostrar a tal pessoa que foi outra pessoa que vazou a Satiagraha para a TV Globo, inclusive o tal delegado Pellegrini confessou na entrevista.


Satiagraha: Arquivos bloqueados travam investigação da PF – O Globo


Satiagraha: Arquivos bloqueados travam investigação da PF


SÃO PAULO e BRASÍLIA – Parte estratégica do material apreendido do Opportunity e do banqueiro Daniel Dantas, na Operação Satiagraha , está sendo considerada “indevassável” pelas autoridades que atuam no caso. Reportagem de Soraya Aggege publicada nesta sexta-feira no GLOBO mostra que o acesso aos discos rígidos e documentos apreendidos nos computadores do banqueiro sob suspeita de conterem operações ilegais depende de senhas, que estão todas criptografadas. Cada senha teria cerca de um bilhão de combinações possíveis, já avisaram os peritos que atuam na PF. ( Conheça os personagens da Operação )


Mesmo assim, sem parte importante das possíveis provas, o primeiro relatório da Satiagraha desenvolvido após o afastamento do delegado Protógenes Queiroz, e que deverá embasar processo por lavagem de dinheiro, crime financeiro e outros supostos delitos do banqueiro, já foi concluído pelo delegado Ricardo Saadi. ( No que vai resultar o inquérito da Satiagraha? )


O documento, de 249 páginas e cinco anexos, não contradiz os relatórios produzidos por Protógenes, apesar dos argumentos da própria PF, que conduz outro inquérito para investigar vazamento de informações e até a produção de provas ilegais na Satiagraha.


- Não houve “refazimento” do trabalho do delegado Protógenes em nenhum momento. Foi feito um aprofundamento do relatório anterior. Já mandamos inclusive avisar isso ao ministro (Tarso Genro, da Justiça) – disse ao GLOBO uma das autoridades que atuam no caso.


O procurador da República Rodrigo De Grandis recebeu o relatório na sexta-feira passada. O GLOBO apurou que já há indícios para a denúncia de lavagem de dinheiro (pena de três a 10 anos de detenção, caso Dantas seja condenado), mas a falta de acesso aos discos rígidos ainda fragiliza a denúncia por crimes financeiros (três a 12 anos de prisão) e formação de quadrilha (um a três anos de detenção). Por isso, o MPF poderá apresentar as denúncias separadamente, mas ainda não definiu sua estratégia final no processo.


Leia mais: Se condenado, Daniel Dantas pode receber pena leve ou moderada )


Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira do GLOBO


Tarso diz que relatório foi “desapaixonado”


Mais cedo, porém, Tarso não só confirmou que o relatório fora refeito como o elogiou publicamente. Segundo o ministro, o relatório refeito entregue ao Ministério Público é “desapaixonado” e “sem espetaculosidade” . Realizada em julho pela PF, a Operação Satiagraha levou à prisão Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, todos já liberados por determinação da Justiça.


- A única coisa que posso dizer é que é um relatório desapaixonado, tecnicamente bem feito, sem qualquer postura persecutória, todas as provas organizadas dentro da lei. É um relatório que foi feito sem espetaculosidade e que agora o Poder Judiciário e o Ministério Público vão avaliar.


(Leia mais: GSI afirma que vai acompanhar investigação da PF sobre vazamento na Satiagraha)


Procurador levanta novas suspeitas sobre vazamento da Satiagraha


Em manifestação de memorial sobre o caso enviada ao juiz Aliz Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal, o procurador de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, Roberto Dassié Diana, apontou o delegado da PF Carlos Eduardo Pellegrini Magro como o suspeito de vazamento de informações à imprensa durante a deflagração da Satiagraha. Dassiê isentou o delegado Protógenes Queiroz do crime de quebra de sigilo funcional.


Ele também lançou dúvidas sobre a isenção do delegado da PF Amaro Ferreira, que investiga o caso e que acusa Protógenes de ser o vazador. O GLOBO teve acesso ao documento enviado pelo procurador, no qual ele reafirma a validade das provas colhidas por Queiroz e diz que a participação da Abin é legal.


“Há algo de muito estranho nisso tudo e deve ser completamente esclarecido”, diz o procurador no documento. Segundo Dassiê Diana, embora a PF continue se recusando a entregar ao MPF a degravação de uma longa reunião da PF – em agosto, quando Queiroz reclamou que não teve apoio nem recursos para a operação Satiagraha e teria sido pressionado a sair do caso – os trechos do documento obtido pelo GLOBO permitem observar que o vazamento de imagens da operação para a “TV Globo” partiu de Pellegrini:


“Peço desculpas por ser o delegado mais velho e (…) não ter tido a capacidade de ter segurado a informação e vazado a informação pra imprensa”, teria afirmado Pellegrini Magro na reunião com os demais delegados, segundo citou o procurador no documento. “De qualquer forma, a existência do áudio dessa reunião indica como atual suspeito o delegado Carlos Eduardo Pellegrini Magro, o qual estava ciente da operação dias antes (…)”, alega Diana.


Os delegados foram procurados pelo GLOBO, mas, de novo não se manifestaram sobre o caso.


Incontestavelmente...........

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina com avaliação positiva recorde, e a maioria da população espera uma administração ótima ou boa da presidente eleita Dilma Rousseff, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira.

A avaliação positiva de 80 por cento obtida pelo atual governo em dezembro ultrapassou o recorde anterior, registrado em setembro, de 77 por cento, segundo o gerente-executivo de pesquisas da CNI, Roberto da Fonseca.

Para 16 por cento dos entrevistados, o governo é considerado regular, ante 18 por cento há três meses. A avaliação ruim/péssima permaneceu em 4 por cento.

A aprovação pessoal do presidente Lula, que completa seu segundo mandato, também atingiu novo recorde, chegando a 87 por cento e superando os 85 por cento da pesquisa anterior. A confiança no presidente voltou ao percentual recorde de 81 por cento, após ter caído para 76 por cento na pesquisa de setembro.

Apesar dos índices recordes de aprovação geral, o governo Lula chega a seus últimos dias com avaliação negativa em duas áreas específicas: saúde e impostos.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope, 54 por cento dos entrevistados desaprovam a política de saúde do governo, contra 42 por cento que a aprovam. Já a política de impostos de Lula teve reprovação de 51 por cento, contra 39 por cento que a aprovaram na pesquisa anterior.

"A população vê que é preciso melhorar nessas áreas", disse Fonseca.

O governo, porém, termina com avaliações positivas predominantes em outras sete áreas de atuação: combate à fome e à pobreza (aprovação de 71 por cento), educação (57 por cento), meio ambiente (60 por cento), combate ao desemprego (66 por cento), combate à inflação (56 por cento), taxa de juros (46 por cento) e segurança pública (49 por cento).

No caso da segurança pública, a aprovação se deu por margem apertada, com 49 por cento de avaliação positiva contra 46 por cento de reprovação. Fonseca ressaltou que, nessa área, houve uma virada, já que anteriormente predominava a desaprovação. A mudança, segundo ele, aconteceu por conta da ação da polícia e de forças federais na ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

(Por Leonardo Goy)

Assange é libertado sob fiança na Grã-Bretanha

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi solto sob fiança nesta quinta-feira, após ficar nove dias preso na Grã-Bretanha por acusações de crimes sexuais supostamente cometidos na Suécia.
A libertação de Assange havia sido confirmada na manhã desta quinta-feira pela Justiça britânica, que negou recurso apresentado na última terça-feira contra a libertação do ativista australiano.
Em entrevista coletiva após ser solto, o ativista prometeu continuar o seu trabalho e voltou a alegar inocência.
Ele agradeceu a "todas as pessoas no mundo que acreditaram" nele, a seus advogados e ao sistema judicial britânico.
A questão de quem apresentou na última terça-feira o recurso contra a libertação sob fiança de Assange permanecia obscura na tarde desta quinta.
De um lado, um porta-voz da Procuradoria da Coroa britânica disse estar “atuando como um agente para o governo sueco no caso Assange” e afirmou que uma autoridade sueca “confirmou nesta manhã que apoiava plenamente o recurso”.
No entanto, pouco antes, a Procuradoria sueca havia declarado que não era responsável pelo recurso contra a libertação e que a questão "era puramente uma decisão britânica".
Em entrevista coletiva, Mark Stephens, advogado de Assange, disse que não sabe quem apresentou o recurso. "Nos disseram que tinham sido os suecos, mas eles negaram. A promotoria (britânica) também negou. Precisamos nos perguntar quem foi, talvez essa pergunta seja respondida nos próximos dias."
Monitoramento
O dinheiro da fiança estabelecida previamente – 240 mil libras (cerca de R$ 640 mil) – já havia sido obtido com apoiadores do fundador do WikiLeaks, de acordo com Stephens.
Sob as condições da fiança que haviam sido estabelecidas previamente, Assange deve ser monitorado eletronicamente. Ele ficará abrigado em uma casa de campo no leste da Inglaterra e terá de reportar-se à polícia diariamente.
A casa de campo - na verdade uma mansão de dez quartos - pertence a Vaughan Smith, apoiador de Assange, ex-oficial do Exército britânico e fundador do Frontline, um grupo que se apresenta como defensor do jornalismo independente.
O site de Assange recentemente despertou a ira dos Estados Unidos ao divulgar cerca de 250 mil telegramas diplomáticos do país.
Acusações
Os supostos crimes teriam sido cometidos na Suécia. Assange nega as acusações e alega que elas têm motivação política.
Na terça-feira, a advogada Gemma Lindfield, atuando em nome da polícia sueca, disse que uma das supostas vítimas acusa Assange de tê-la forçado a fazer sexo com ele sem camisinha.
A mesma mulher acusa Assange de, alguns dias após o incidente, tê-la molestado de forma a "violar sua integridade sexual".
Uma segunda mulher acusa Assange de ter feito sexo com ela, também sem preservativo, enquanto ela dormia, em Estocolmo. Na Suécia, este tipo de crime pode levar a condenações de até seis anos de prisão.

Dilma p/ gringos ver (sem manipulações da mídia)

Um perfil de Dilma Rousseff publicado antes do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras foi a notícia mais lida do ano no site do jornal britânico The Independent, segundo uma lista publicada nesta quinta-feira pelo próprio site.
A reportagem, publicada no dia 26 de setembro, previa a eleição de Dilma já no primeiro turno, uma semana depois, e dizia que ela se transformaria com isso na “mulher mais poderosa do mundo”.
“A mulher mais poderosa do mundo vai começar a despontar no próximo fim de semana”, iniciava o texto, intitulado “Ex-guerrilheira Dilma Rousseff pronta para ser a mulher mais poderosa do mundo”.
Apesar do favoritismo indicado pelas pesquisas de opinião uma semana antes da eleição, Dilma acabou não tendo votos suficientes para vencer a disputa no primeiro turno e foi obrigada a disputar o segundo turno com o ex-governador de São Paulo José Serra.
'Forte e poderosa'
A reportagem do Independent, porém, dava sua vitória já no dia 3 de outubro como quase certa. “Forte e poderosa aos 63 anos, esta ex-líder da resistência a uma ditadura militar apoiada pelo Ocidente (que a torturou) está se preparando para tomar seu lugar como presidente do Brasil”, dizia o texto.
“Como chefe de Estado, a presidente Dilma Rousseff deixaria para trás Angela Merkel, a chanceler (premiê) da Alemanha, e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos: seu enorme país de 200 milhões de habitantes está se esbaldando em sua nova riqueza petrolífera. A taxa de crescimento do Brasil, que rivaliza com a da China, é uma que a Europa e Washington podem apenas invejar”, afirmava a reportagem.
No início de novembro, já depois do segundo turno vencido por Dilma, a presidente eleita foi classificada pela revista americana Forbescomo a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.
A lista da Forbes traz duas mulheres à frente de Dilma – Merkel, na 6ª posição, e a líder do partido majoritário indiano, Sonia Gandhi, na 9ª. Hillary Clinton era listada como a 20ª pessoa mais poderosa do mundo.
A relação das notícias mais lidas no ano no site do Independentcoloca o perfil da futura presidente do Brasil à frente de notícias como a publicação da autobiografia do escritor Mark Twain um século após sua morte (2ª mais lida) e sobre uma pesquisa que poderia levar à cura do resfriado comum (3ª).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Marcelo Adnet ironiza eleitores "Elitistas"

Marcelo Adnet ironiza o eleitorado da Elite brincando com a atual realidade no Brasil.

47% se deslocam com veículo próprio. O Prates vai adorar !


Reprodução do post do Blog de PHA: Conversa Afiada 

Conversa Afiada publica dados que devem aborrecer o “comentarista” Luiz Carlos Prates, da RBS de Santa Catarina.

Saiu no Valor:

No país, 47% se deslocam com veículo próprio

O percentual da população que usa automóveis ou motocicletas para se deslocar aumentou de 45,2% em 2008 para 47%, em 2009. Mesmo assim, quase metade da população ainda depende do transporte público, por não ter alternativa de transporte. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseados em estudos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O número de automóveis na área urbana é o dobro do da área rural, onde é maior o número de motocicletas, segundo o estudo. Os veículos de duas rodas estão presentes em cerca de 15% dos lares, com tendência a crescer, levando em conta os preços mais baixos das motocicletas.


Os domicílios da área urbana que têm carro somam 16,5 milhões, motocicletas 4,073 milhões e os lares que têm ambos os veículos são 3,2 milhões. Cerca de 25,9 milhões de residências ainda não têm qualquer tipo de veículo. Na zona rural, 1,489 milhão de residências têm carro, 1,566 milhão têm motos e 570 mil têm carro e moto. Além disso, 5,123 milhões de lares não dispõem de qualquer tipo de veículo.


O Ipea destaca que a posse de veículos ocorre até mesmo nas camadas mais baixas da população. Na faixa de pobreza extrema, com renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 17,7% das famílias têm carro ou motocicleta. Nas casas onde a renda é de até meio salário mínimo per capita cerca de 23% das famílias já têm veículos próprios.


As políticas para aumentar a renda da população mais pobre, segundo avaliação do Ipea, deverão provocar o aumento da aquisição de automóveis nos próximos anos. A posse de veículos é maior no país, proporcionalmente entre a população de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e São Paulo. Em Santa Catarina, cerca de 70% das residências têm algum tipo de veículo. No Paraná, 61,7%; no DF, 59,7% e em São Paulo, 59,1%. Em Santa Catarina, 28,5% das residências não dispõem de automóvel ou moto, no Paraná, 38,3%; no DF, 40,3% e em São Paulo, 40,9%.


A maioria dos trabalhadores brasileiros (68%) na área urbana ou rural gasta menos de 30 minutos para ir de casa ao trabalho, independentemente da forma de locomoção. Cerca de 10% da população gasta mais de uma hora nesse percurso. O tempo médio de percurso da residência ao trabalho, segundo o Ipea, mostra que a maior parte dos brasileiros prefere procurar trabalho próximo às suas moradias.


O Ipea considera que a taxa de motorização da população tende a crescer, gerando engarrafamentos e complicações no trânsito. Para o instituto, será necessário que os governos façam investimentos para melhoria da infraestrutura para minimizar o problema.


Olha o que o Prates acha dos pobres terem carros:




Bovespa -1,27%

Por Rodolfo Barbosa
SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa brasileira fechou em queda nesta quarta-feira, com as incertezas voltando ao centro das atenções após a Moody's ter colocado o rating da Espanha em revisão para uma possível redução na avaliação de crédito, em dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa.
O Ibovespa, principal índice acionário local, encerrou com desvalorização de 1,27 por cento, para 67.870 pontos, voltando a registrar queda no ano.
O giro financeiro da sessão foi de 13,1 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de futuros e opções sobre Ibovespa.
O mercado iniciou o dia com viés de queda após a Moody's anunciar sua revisão, que trouxe à tona as dúvidas sobre a crise da dívida na Europa em um ambiente no qual não se prevê catalisadores de alta no curto prazo.
"Parece que falta dinheiro, razão para comprar agora. É um misto de alguns investidores desfazendo posições, ninguém montando posições e não há visão de motivos logo adiante para ajudar a recuperar", disse o sócio da M2 Investimentos Luiz Gustavo Medina.
Em Wall Street os principais índices pendiam para o negativo, com os receios sobre o futuro do rating da Espanha pesando mais que os bons dados do setor industrial.
No Ibovespa as preferenciais da Vale caíram 0,77 por cento, para 50,34 reais, enquanto que ações ordinárias da mineradora perderam 1,53 por cento, para 56,80 reais.
Os papéis preferenciais da Petrobras recuaram 1,78 por cento, para 25,37 reais, ao passo que os ordinários cederam 1,86 por cento, para 27,96 reais.
Em termos de volume a CCR Rodovias teve o maior giro, com a ação da empresa fechando em queda de 1,1 por cento, para 43,30 reais. Segundo informações da Bovespa, cerca de 6,24 por cento do capital das ações da empresa foram a leilão no início do pregão, em um total de 29,77 milhões de ações.
As ações da Klabin subiram 3,05 por cento, maior alta do índice, para 5,75 reais, após o Goldman Sachs ter elevado seu preço-alvo para o papel de 5,60 para 6,60 reais, mantendo recomendação "neutra".
Do outro lado, a Fibria caiu 3,27 por cento, para 26,94 reais, com o Goldman Sachs reduzindo a recomendação da empresa para "neutra" e o preço-alvo a 34,20 reais, ante 37,40 reais anteriormente.

Vem aí, mais um CAOS AÉREO

SÃO PAULO (Reuters) - Após reunião com representantes de companhias aéreas, os aeroviários decidiram nesta quarta-feira que realizarão uma paralisação no próximo dia 23 diante do fracasso nas negociações de reajuste salarial.
Representantes das companhias aéreas se reuniram com os aeroviários e aeronautas nesta tarde mas não houve acordo. As companhias mantiveram proposta de reajuste de 6 por cento, informou o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).
De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, o salário de dezembro e o 13o já serão pagos com o reajuste.
Apesar do anúncio de greve, o Snea não acredita que a paralisação dos aeroviários irá ocorrer. Os aeronautas não se manifestaram. Não foi agendada outra reunião para discutir o tema.
Os aeroviários, que são aqueles funcionários que atuam em terra, exigem aumento salarial de 13 por cento e alta de 30 por cento no piso. Já os aeronautas cobram índice de reajuste de 15 por cento, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), filiada à CUT.
(Por Alberto Alerigi Jr. e Hugo Bachega)

Governo anuncia desoneração de títulos de longo prazo

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal anunciou nesta quarta-feira a desoneração de debêntures como parte de um esforço de criar fontes de financiamento de longo prazo alternativas ao BNDES.
Pessoas físicas e não residentes que comprarem debêntures emitidas para financiar projetos específicos de infraestrutura terão isenção de Imposto de Renda.
Outros títulos privados de longo prazo que forem emitidos por empresas não financeiras e adquiridos por não residentes também serão desonerados, sob determinadas condições.
O governo está reduzindo a alíquota do IOF câmbio para fundos de investimentos em participações e fundos mútuos de investimento em empresas emergentes.
Alguns dos benefícios valerão para títulos com "duration" de pelo menos 4 anos.
Será criado pelo governo um fundo com recursos do compulsório para fomentar o mercado secundário de títulos privados.
E será eliminada a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de até 30 dias na compra e venda de títulos privados.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) será autorizado a emitir letras financeiras.
(Reportagem de Isabel Versiani)

Em meio a crise, governo de Portugal propõe reforma trabalhista

Pressionado pelo fato de ser a bola da vez nos mercados internacionais, o governo português decidiu adotar uma série de medidas, na tentativa de aumentar a competitividade da economia. As mais polêmicas dizem respeito a mecanismos que facilitam as demissões.
Segundo a ministra do Trabalho, Helena André, o objetivo é reduzir os custos das empresas na hora de demitir funcionários. Ela afirmou que deverá ser criado um limite às indenizações para os casos de demissão sem justa causa.
“A intenção do governo é discutir como aproximar a legislação portuguesa à europeia com relação aos limites das indenizações por cessação do contrato de trabalho”, disse a ministra, ao apresentar as propostas. Atualmente, a legislação trabalhista portuguesa é considerada uma das mais rígidas da Europa.
Entre as medidas está criação de um fundo financiado pelas empresas para ajudar a financiar, por meio de empréstimos, as indenizações aos trabalhadores demitidos.
O governo também pretende modificar a lei que não permite mudanças de horário ou de local de trabalho sem a aprovação do empregado.
As propostas do governo serão levadas à discussão no Conselho Permanente de Concertação Social – em que participam patrões e sindicatos – antes de serem transformadas em legislação.
Pressão
Apesar de o ministro da Economia, José Vieira da Silva, ter afirmado que não houve nenhuma pressão externa para que fossem adotadas essas medidas, as modificações foram anunciadas pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, durante a reunião europeia do dia 27 de novembro, em Bruxelas.
Uma missão do FMI está em Portugal - oficialmente para fazer a avaliação anual da economia do país.
Além de mexer na legislação trabalhista, o governo tomou também outras medidas destinadas a aumentar a competitividade da economia. Haverá um reforço do financiamento às exportações, especialmente para países de fora da União Europeia.
Os setores tecnológicos terão menores impostos para exportar, haverá um maior combate à economia paralela, apoios para o emprego de jovens e investimentos para recuperar imóveis antigos e facilitar o despejo de quem não paga o aluguel – já que atualmente o processo pode levar anos e muitas vezes há indenizações de dezenas de milhares de euros, os proprietários não investem na recuperação dos imóveis.
O ministro das Finanças também anunciou que será criado um novo mecanismo para o controle da execução do orçamento – se algum organismo não cumprir poderá perder as verbas atribuídas e os responsáveis punidos.

EUA aprova extensão de tarifa sobre importação de etanol



O Senado americano aprovou nesta quarta-feira a extensão por mais um ano da tarifa de importação imposta ao etanol, de 54 centavos de dólar por galão (equivalente a 3,78 litros), e também do subsídio de 45 centavos de dólar por galão ao etanol misturado à gasolina.
As medidas, que ainda precisam ser votadas na Câmara dos Representantes, têm impacto direto sobre os produtores brasileiros de etanol à base de cana-de-açúcar, submetidos à sobretaxa ao exportar o produto para os Estados Unidos, onde a maior parte do etanol é produzido a partir do milho.
Apesar de os exportadores brasileiros também estarem incluídos no subsídio de 45 centavos de dólar para acrescentar etanol à gasolina, esse benefício é perdido com a tarifa de importação. Descontado o valor do subsídio, os exportadores ainda pagam uma taxa de nove centavos de dólar por galão para vender etanol aos Estados Unidos.
Ao comentar a decisão do Senado, o representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em Washington, Joel Velasco, disse estar desapontado com o resultado da votação.
“Sabemos que a tarifa e os subsídios ao etanol do milho têm seus dias contados, seja porque vai expirar em um ano ou pelo eventual julgamento na OMC (Organização Mundial do Comércio)”, disse Velasco.
O setor vêm pedindo ao Itamaraty que inicie um processo de consultas junto à OMC.
Pacote
A extensão das tarifas e do subsídio ao etanol deverão ter custo de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) e fazem parte de um pacote mais amplo, no valor de US$ 858 bilhões (R$ 1,5 trilhão), resultado de um acordo entre a Casa Branca e a oposição republicana fechado na semana passada.
No Senado, a proposta recebeu foram 81 votos a favor e 19 contra, mas analistas dizem que a proposta deve enfrentar resistência na Câmara dos Representantes.
Entre os pontos polêmicos do projeto está a extensão dos cortes de impostos para os contribuintes americanos, inclusive os mais ricos, estabelecidos ainda no governo de George W. Bush.
Muitos democratas se opõem à extensão dos cortes para as camadas mais ricas, criticada pelo próprio presidente Barack Obama, que acabou concordando com a medida em nome de um acordo mais amplo com os republicanos.
“Sei que há diferentes aspectos desse projeto aos quais membros do Congresso de ambos os lados se opõem”, disse Obama.
“Mas nós trabalhamos para negociar um acordo que represente um ganho para as famílias de classe média e um ganho para a nossa economia”, afirmou.