terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A riqueza abstrata

O consumismo é apresentado como um vício moral originário da tentação que expulsou Adão e Eva do Paraíso. Mas essa patranha moralista e inconsequente esconde a deformação do desejo promovida por um sistema social e econômico que se encarrega de “criar” necessidades e de ajustá-las ao impulso incontrolável de ampliar o espaço em que se realiza o desejo maior, a acumulação de riqueza abstrata.


(Luix Gonzaga Belluzzo)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Petrobrás?

Açúcar ou Etanol?
Açúcar.
Menos OFERTA de Etanol. Aumento de preço.
Etanol ou Gasolina?
Gasolina.
Aumento de DEMANDA. Petrobrás importa barris pra suprir esse aumento.
Cotação la fora maior que o preço praticado internamente pela Petrobrás.
Governo não deixa aumentar a Gasolina NA REFINARIA.
A Petrobrás fica ainda mais vulnerável ao câmbio e as instabilidades no mundo Árabe (que afeta diretamente a cotação do petroleo).
Absorve esses custos e prejuizos.
O que afeta seus resultados.
Os especuladores abandonam o barco (ações) e…………
FONTE: PIMON

Mascara de folha de flandres


"A liberdade não significava a melhoria de vida. No cativeiro, a posse e a manutenção dos escravos era regulada com algum rigor pela legislação vigente. Seus donos tinham a obrigação de alimentá-los, dar-lhes moradia e assistência minima para garantir a sua sobrevivência. A lei previa que, em caso de maus-tratos comprovados, o senhor do escravo poderia perder sua propriedade, o que representava prejuízo financeiro. Livres, no entanto, os negros forros ( escravos libertos por alforria) ficavam entregues à própria sorte, marginalizados por completo de qualquer sistema de proteção legal e social. Em muitos casos, a liberdade era um mergulho no oceano de pobreza composto por negros libertos, mulatos e mestiços, à margem de todas as oportunidades, incluindo educação, saúde, moradia e segurança - UM PROBLEMA QUE, 120 ANOS DEPOIS DA ABOLIÇÃO OFICIAL DA ESCRAVIDÃO, O BRASIL AINDA NÃO CONSEGUIU RESOLVER."

(Laurentino Gomes - Trecho do livro "1808")