terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Brasil bate recorde de vagas de emprego em 2010

Por Hugo Bachega
BRASÍLIA (Reuters) - A economia brasileira criou mais de 2,5 milhões de vagas de empregos formais em 2010, apesar de ter cortado quase meio milhão de postos, mostraram dados do Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira.
As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram criação de 2,524 milhões de vagas em 2010, atendendo à meta do governo de abertura de 2,5 milhões de empregos. Em dezembro, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, havia garantido que a meta seria cumprida.
O número, no entanto, só foi atingido com a antecipação da divulgação do Rais, que concentra os dados de servidores públicos e informações de celetistas repassadas fora do prazo. Geralmente, o dado só é apresentado no meio do ano.
O Ministério afirmou que, a partir de agora, os dados do Rais serão divulgados mensalmente para "reduzir a distância" entre os indicadores.
"Não há manipulação, a informação é a mesma, o dado é o mesmo, a metodologia é a mesma, apenas estou antecipando a divulgação", disse Lupi a jornalistas.
Os únicos setores que criaram vagas em dezembro foram o comércio, devido às vendas de final de ano, e os serviços industriais de utilidade pública.
ara este ano, a previsão é de que o país crie cerca de 3 milhões de vagas formais de emprego, afirmou Lupi. Ele acrescentou que a expectativa para janeiro "é bem positiva", mas não deu números.
"Serviços deve continuar puxando mais fortemente, comércio também deve avançar muito bem, e a construção civil", disse Lupi.
Lupi creditou às vagas a serem criadas pelo Programa de Aceleração de Crescimento 2 (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, além dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, para uma meta maior.

Nenhum comentário: