terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mercado aguarda novo swap

Por Silvio Cascione
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar ficou praticamente estável nesta segunda-feira, em uma sessão com liquidez reduzida por conta do feriado nos Estados Unidos.
A moeda norte-americana fechou com variação negativa de 0,12 por cento, a 1,683 real. No exterior, com operações reduzidas por causa do feriado de Martin Luther King nos EUA, o dólar subia 0,2 por cento ante as principais divisas.
Diante da fraqueza no mercado internacional, o principal debate ficou sobre a atuação do Banco Central no mercado. Três profissionais de mercado acreditam que o governo deve repetir já na terça-feira a oferta de swap cambial reverso.
Um deles, Moacir Marcos Júnior, operador de câmbio da corretora Interbolsa, acredita que o BC só não realizou uma oferta de swap reverso nesta segunda-feira por causa do feriado nos Estados Unidos.
Na sexta-feira, o BC vendeu quase 1 bilhão de dólares em contratos de swap cambial reverso, na primeira operação do tipo em quase dois anos. O swap cambial reverso é um derivativo oferecido pelo BC que funciona como uma compra futura de dólares pela autoridade monetária. Com a operação, o BC paga ao mercado um rendimento em juros e recebe em troca a variação cambial do período de duração do contrato.
Outro operador, Marcelo Oliveira, da corretora BGC Liquidez, avalia que "se (o BC) não anunciar hoje (uma pesquisa de demanda), acho que mostra fraqueza."
Os leilões de swap cambial reverso se encaixam na estratégia do governo para tentar frear a valorização do real.
Na última quinta-feira, o BC aguardou o fechamento do mercado futuro de câmbio, às 18h, para anunciar a pesquisa de demanda pelo swap cambial reverso.

Nenhum comentário: