sábado, 22 de janeiro de 2011

Aqui um resumo de como funciona o monopólio da trasmissão do Brasileirão

Extraído do Nassif
A Globo detêm o monopólio do futebol e teme perdê-lo em 2012... a audiência do futebol puxa a audiência de toda a programação esportiva da emissora carioca, que, por tabela, ajuda a divulgar toda a grade da Globo, com flashes nos intervalos e especiais durante a transmissão.
>O valor pago pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro está subvalorizado e a Globo sempre consegue exclusividade por dois motivos principais, entre tantos outros:
  1. Cláusulas lesivas, o famoso direito de preferência da Globo sobre seus concorrentes, o que equivaleria ela ter o direito de saber quanto seus adversários estariam dispostos a pagar e equiparar a proposta e vencer. O CADE derrubou estes ítens danosos a concorrência leal e transparente para as negociações deste ano;
  2. A Globo sempre aliciou os clubes, via Clube dos 13, através de adiantamentos de verbas do ano posterior e, desta forma, não sofrer "resistências" nas negociações seguintes.  Quer dizer, quanto mais endividado e desorganizado o futebol brasileiro, melhor para os interesses "globais".

Nenhum comentário: