segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Europa e a crise sem fim

LONDRES (Reuters) - As principais ações europeias encerraram perto da estabilidade nesta segunda-feira, com o setor bancário entre os de pior performance, conforme investidores operaram com cautela antes do encontro entre ministros de Finanças da zona do euro, que deve discutir mudanças no fundo de resgate do bloco.
O FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos mais importantes papéis do continente, fechou com oscilação positiva de 0,04 por cento, aos 1.156 pontos.
As ações do setor financeiro recuaram, com o índice de bancos STOXX Europe 600 em baixa de 0,6 por cento, embora as perdas tenham sido amortecidas pela força em papéis considerados defensivos, como os do segmento farmacêutico. Smith & Nephew avançou 3,9 por cento, por notícias de uma proposta de aquisição pela Johnson & Johnson.
Os ministros de Finanças da zona do euro devem discutir mudanças na capacidade efetiva de empréstimo do programa de estabilidade financeira da Europa (EFSF, na sigla em inglês), embora nenhuma decisão final seja esperada, com a Alemanha não vendo necessidade de aumentar o tamanho do fundo.
"Seria bom para a zona do euro como um todo se eles (os ministros) pudessem acalmar parte dos nervos, mas através de que ações? Ainda teremos que conviver com discussões sobre os problemas de dívida pelos meses e trimestres vindouros", disse Heinz-Gerd Sonnenschein, estrategista de mercado de ações do Deutsche Postbank, em Bonn.

Nenhum comentário: