segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

As explicações do Peixe Urbano

Extraido do Nassif
Por Leticia Leite
Eu trabalho no Peixe Urbano e fui uma das pessoas responsáveis por colocar no ar esta ação para arrecadar doações de todo o Brasil para ajudar às vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio.
A minha família tem sítio em Santa Rita, Teresópolis, há mais de 50 anos – bairro que sempre foi um paraíso, e hoje, se encontra completamente devastado pelas enchentes – sem acesso e sem comunicação, já que todas as pontes desabaram e não há luz, agua ou telefone.
A ajuda do governo infelizmente ainda não chegou a esta área devido ao difícil acesso, e existem muitos mortos, feridos e desabrigados que necessitam de toda a ajuda que podemos dar. A minha família está lá desde quinta-feira, com helicóptero e caminhão que foram alugados por conta própria, levando alimentos, mantimentos e materiais de primeiros socorros que conseguimos arrecadar entre familiares, amigos e conhecidos.

Na quinta-feira à noite, até divulgamos um endereço para recolhimento de doações no Blog do Peixe Urbano para tentar aumentar o resultado deste esforço, mas infelizmente precisávamos de muito mais ajuda do que isso! Precisávamos unir os esforços de todos, e porque não utilizar o alcance nacional do Peixe Urbano para mobilizar um grande número de pessoas em pouco tempo e incentivá-los a ajudar as vítimas dessa tragédia, canalizando essa ajuda? Mesmo que cada pessoa contribua com apenas R$10, seriam R$10 de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil.
Foi exclusivamente por este motivo que eu, como funcionária do Peixe Urbano, e meus colegas de trabalho, com a melhor das intenções, a intenção de utilizar o poder do coletivo e todo o alcance e a estrutura do Peixe Urbano, conseguimos agilizar esta ação em parceria com a ONG Move Rio para disponibilizar um canal fácil e rápido para doação coletiva.
Inclusive, um grande número de nossos usuários já tinha entrado em contato conosco nos pedindo que fizéssemos exatamente isso para incentivar todos a ajudarem de forma rápida e eficiente. Conforme descrito no site, 100% do dinheiro arrecadado com esta campanha será entregue ao Move Rio e será utilizado para ajudar às vítimas dessa tragédia. O Peixe Urbano está arcando com todos os custos operacionais para recolher este dinheiro. Estamos utilizando o site atual da empresa para levantar esses recursos, em vez de criar um novo site especificamente para este fim, devido à urgência da ação, e também para aproveitar todo o alcance e estrutura que o site já tem.
Conforme você mencionou, é verdade que para fazer a doação através do Peixe Urbano é preciso criar um cadastro, como é o caso na maioria dos pagamentos online, por questões de segurança. O nosso sistema já funcionava dessa forma, e não tínhamos tempo hábil para modificar o processo especificamente para esta ação.
Entretanto, gostaria de lembrar que cada pessoa, ao se cadastrar no site para fazer uma doação, tem a opção de se inscrever ou não para receber os nossos e-mails diários (isso é totalmente opcional). Além disso, qualquer pessoa pode cancelar o seu cadastro a qualquer momento. O nosso interesse com esta ação é exclusivamente ajudar. Estamos tentando fazer isso da melhor forma que podemos.
Agradeço muito a compreensão e a colaboração de todos com esta iniciativa.
Leticia
Comentário
Uma pequena correção: o texto sobre o Peixe Urbano é de um comentarista que se identificou como O Escritor.

Nenhum comentário: