sexta-feira, 11 de março de 2011

Crise na zona do euro recrudesce antes de encontro

Por Elizabeth O'Leary e Julien Toyer
MADRI/BRUXELAS (Reuters) - A Moody's cortou o rating de dívida soberana da Espanha na quinta-feira, derrubando o euro e aprofundando uma crise no bloco de moeda única, formado por 17 países, às vésperas de um encontro crucial.
A chanceler alemã, Angela Merkel, sinalizou a parlamentares em uma reunião a portas fechadas que está preparada para concordar com um aumento no fundo de resgate europeu no final deste mês, disseram participantes, mas apenas sob condições que talvez outros Estados em dificuldade não aceitarão.
Investidores derrubaram o euro à mínima em uma semana, abaixo de 1,38 dólar, enquanto o prêmio de risco sobre títulos espanhóis subiu e o custo de garantia de papéis de dívida de Espanha, Grécia e Portugal contra default avançou, conforme uma nova onda de preocupações com a zona do euro abateu os mercados financeiros.
Espera-se que os líderes de nações integrantes do bloco de moeda única apoiem uma versão menos rígida de um plano conjunto da Alemanha e França de impulsionar a competitividade econômica no encontro em Bruxelas, a ocorrer na sexta-feira, mas é improvável que superem grandes diferenças sobre se deveria ser dado ao fundo de resgate novos poderes que o ajudariam a aliviar o peso em nações da zona do euro altamente endividas.
Uma autoridade alemã minimizou qualquer expectativa de um acerto comum, dizendo que nenhuma decisão será tomada na sexta-feira sobre reforçar o fundo de resgate europeu

Nenhum comentário: