sábado, 7 de maio de 2011

Silêncio, seis anos após um grito






Post extraido do Tijolaço


Neste momento em que se discute o direito de assassinar, é preciso trazer aqui a história publicada hoje peloThe New York Times sobre esta foto do Iraque ocupado para que, além de pensarmos, possamos sentir um pouco o que é a brutalidade da guerra. Uma foto que, aliás, não precisaria de mais nada para ser um punhal em todos os corações humanos.


 “Até a semana passada, Samar Hassan nunca tinha visto a fotografia que milhões  tinham visto, e nunca soube que ela se tornou uma das imagens mais famosas da guerra do Iraque.
“Meu irmão estava doente, e fomos levá-lo ao hospital e no caminho de volta, isso aconteceu”, disse Samar. “Nós ouvimos tiros.
“Minha mãe e meu pai foram mortos, apenas isso”.
A imagem de Samar, então com 5 anos, gritando e salpicada de sangue depois de soldados americanos abrirem  fogo contra o carro de sua família no norte da cidade de Tal Afar, em janeiro de 2005, iluminou o horror das vítimas civis e é tida uma das poucas imagens do conflito  que podem ascender à galeria da fotografia de guerra clássica. A foto voltou a chamar a atenção renovada por ser parte do fotógrafo  Chris Hondros, morto recentemente nas linhas de frente em Misuata, na Líbia.”
Esta jovem da foto ao lado é Samar, no momento em que vê, pela primeira vez, sua foto banha de sangue chorando o assassinato dos seus pais.

Nenhum comentário: