terça-feira, 3 de maio de 2011

A “competência” de Agnelli é um buraco para o Brasil

Do Blog Tijolaço
RIO DE JANEIRO (Reuters) – As exportações brasileiras de minério de ferro somaram 24,66 milhões de toneladas em abril, contra 21,36 milhões de toneladas um ano antes e praticamente estável ante as 24,78 milhões de toneladas registradas em março, informou a Secex (Secretaria de Comércio Exterior) nesta segunda-feira.
Representadas quase que totalmente pelas vendas da Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, as exportações brasileiras da commodity significaram em valores 3,13 bilhões de dólares em abril –turbinadas pela disparada do preço–, contra os 2,885 bilhões de dólares obtidos no mês anterior. Em abril de 2010, as vendas representaram 1,44 bilhão de dólares.
O minério de ferro está submetido a ajuste trimestral baseado em uma fórmula que leva em consideração o preço no mercado à vista na China nos três meses anteriores pulando o mês imediatamente anterior.
A alta de preços no início do ano garantiu ajustes positivos para as mineradoras no primeiro e no segundo trimestres, e sinaliza para aumento de cerca de 30 por cento no terceiro trimestre.
Se o minério de ferro pesar pouco mais ou menos o mesmo que o concreto, 2,5 t por metro cúbico, isso representaria 10 milhões de metros cúbicos, quase o dobro do volume de água da Lagoa Rodrigo de Freitas.
É o tamanho do buraco que fica aqui, para virar aço lá fora. Que importamos, como até a própria Vale importa os trilhos para as estradas de ferro com que escoa os minérios para os portos.

Nenhum comentário: