domingo, 1 de maio de 2011

As obscuras verdades da guerra na Líbia

Do Blog Tijolaço
Os jornais brasileiros dizem que a sede da ONU em Tripoli foi “saqueada”. Os jornais de Portugal, como  o Público, falam que “Funcionários da ONU em retirada de Trípoli após ataque de ‘multidões em fúria´“.
Os jornais daqui dizem que “pode ser mentira” morte de filhos e netos da Khadaffi no bomberdeio. O Estadão diz que “não está confirmada“, enquanto já está disponível na internet o vídeo do emissário do Vaticano, Giovanni Innocenzo Martinelli (fotoO, visitando a morgue onde estão os corpos. Veja aqui o video da Euronews.
Dizem que a primeira vítima da guerra era a verdade.
Mas estamos em outros tempos.
A verdade pode exterminar a guerra.
A Rússia, membro do Conselho de Segurança da ONU e com poder de veto sobre suas resoluções, como a de autorizar ataques à Líbia, parece estar na iminência de rever sua tolerância com as ações do ocidente.
“”Os argumentos dos membros da coalizão de que ataques sobre a Líbia não têm como alvo a destruição física de Muamar Kadafi e membros de sua família causam sérias dúvidas”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, pedindo que a coalizão “cesse fogo imediatamente” ao dizer que as mortes entre civis “estão sendo recebidas com preocupação crescente”.
A diplomacia brasileira, ao lado da Rússia e dos demais emergentes, deve pedir um cessar fogo imediato, sob supervisão internacional.
Porque, além da verdade estar obscura nessa guerra líbia, seres humanos estão sendo mortos. Em combates e, pior, em missões homicidas.

Nenhum comentário: