domingo, 23 de janeiro de 2011

Lições contemporâneas sobre a política

Extraido do Nassif

Por maria nadiê rodrigues
Quanto à últimas eleições, acho que a maioria dos eleitores se questionava sobre a polarização entre PSDB e PT. Neste havia a indicação por Lula de uma mulher desconhecida, com cara de braba, sem nenhum carisma, apenas com algumas ações já implementadas como Ministra, mas que não ressoava aos ouvidos de quem está longe da política. Serra, que já se mostrara antes um candidato antipático, falso no agir e falar, também sem carisma algum, deixava até os que são contra os tucanos a pensar e se perguntar por que não Aécio? Na demora em encontrar um vice, o Dem impôs um candidato inexpressivo, sem ética, e bobo. E o resultado dessas eleições não foi mais desastroso por falta de espaço, sabemos, sim, que depois de Collor, nunca se viu um candidato da oposição ser menos preparado e infeliz que José Serra e seu partido. Atirando pra todos os lados, promoveram um clima de muita intolerância religiosa, racial, entre outras mais, por pretenderem ganar as eleições a qualquer custo.
Pensando bem, Serra e tucanos em geral, foram um mal necessário na campanha de 2010. As consequências serviram muito para que o povo entendesse melhor os bastidores da política suja, da imprensa-lixo, e de pessoas oportunistas, que cheias de ódio na alma, mostraram a cara, o nome e o endereço. Esse mal está em andamento, ainda que mais timidamente. Acontece que são ações odiosas para um povo que não está acostumado a abrir o verbo se não aceita as diferenças do semelhante. A Justiça, mal ou bem, já atuou em relação a Mayara, o que serviu de bom exemplo, e assim a gente pode vislumbrar um futuro melhor, ou menos obscuro nesse mister.
Eu, em particular, não sou radical em relação aos tucanos. Vejo que entre eles existem pessoas muito qualificadas, independentemente de serem paulistas ou não. Por isso, entendo que mil vezes um Aécio, ou outro mais qualificado que Serra, teria dado uma tintas mais fortes e brilhantes ao quadro que se apresentou durante a campanha. Isso pra colocar que se eu me detenho, às vezes, em atacar José Serra, é porque ele foi e está sendo um político de uma postura bastante duvidosa quanto ao seu caráter. Não tem a menor vergonha em administrar mal a maior cidade do País, nem se propõe, de forma convincente, a amar a sua nação. sua postura é de um político vaidoso, arrogante, capaz de qualquer coisa pra ser Presidente, e se um dia for, será, ao que vemos nele, o pior de todos os tempos, porque não sente a alma do povo, não cativa os mais carentes, sobretudo se mostra competente pra continuar a política de FHC, que mais serve ao Estrangeiro que ao Brasil.
Se não existisse Azeredo em Minas o Operador Marcos Valério jamais teria sido conhecido pelo povo brasileiro. Foi em Minas, na terra do Careca, que se deu início àquela porcalhada toda. Achando fácil enriquecer ilicitamente, encontrou ambiente propício entre os calhordas do PT, PTB, e outros partidos, já no governo Lula, e prosseguiu com suas manobras. Mas, afora esse episódio dramático por que passou Lula na condição de Presidente da República, o mais correu em águas tranquilas. Até o último dia de seu segundo mandato, Lula foi extraordinário, embora falando meio errado, apesar de algumas tiradas não muito éticas, porém ele foi o que é, e disso é que o povo gosta.
Dilma foi surpreendendo a cada dia. Começou meio travada, indecisa, por falta de experiência como política, porém evoluiu, e hoje, pelo menos até agora, está caminhando como deve: sendo propositiva, séria, apresentando um perfil antes desconhecido de alguém que pode se tornar uma grande Presidente, que o que todos esperamos. Aliás, nem todos. Se a turma do contra diz que o propósito dela é cair de pau no novo governo, significa que tudo fará para que ele não dê certo, tal como fizeram em relação ao governo passado. Graças a Deus, o congresso se formará de uma maioria suficiente para dar amparo às medidas que tiverem que ser tomadas.
Pra encerrar, até as desgraças ocorridas nas Serras Fluminense podem servir, e muito, para que o novo Governo reforce os programas do PAC, assumindo de uma vez por todas as questões que envolvem a misérias de quem vive em situações de risco, apagando da nossa memória essas cenas tristes que vemos acontecer em todas as regiões do nosso Brasilzão. 

Nenhum comentário: