quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dilma vai manter investimentos do PAC e o controle da inflação

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff assegurou nesta quinta-feira que os recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão poupados de eventuais contingenciamentos orçamentários e que o governo federal manterá o controle sobre a inflação.
"Nós não vamos, nós não vamos --vou repetir três vezes-- nós não vamos contingenciar o PAC", disse Dilma durante entrevista coletiva para anunciar a doação de moradias para desabrigados e desalojados pelas chuvas que deixaram mais de 800 mortos na região serrana do Rio de Janeiro.
"É óbvio que hoje nós temos um volume de obras que nunca tivemos antes...o Brasil mudou, nós agora investimos. O investimento no tempo se espalha. Você começa uma coisa, vai continuando, começa outra outra e vai continuando. E cria-se um ciclo virtuoso", completou ela, explicando que alguns projetos do PAC1 se estendem para o PAC2.
A possibilidade de contingenciamento no PAC estaria ligada à necessidade do governo em cortar gastos para cumprir o superávit primário deste ano. Segundo analistas, o corte poderia chegar a 40 bilhões de reais.
O aumento dos gastos do governo nos últimos meses também estaria pressionando a inflação. Mas a presidente garantiu que seu governo manterá o controle sobre a inflação e que a economia brasileira seguirá crescendo.
"Nós vamos manter o controle da inflação. Nós não negociaremos com a inflação e nós vamos manter a economia crescendo sistematicamente", disse ela.
"Um país rico, só é de fato rico, e podemos ser, se formos capazes de reduzir desigualdades regionais e sociais. Vamos em busca disso. É o que eu espero e pelo que eu vou lutar."

Nenhum comentário: