quinta-feira, 7 de abril de 2011

Esse é o estilo de jornalismo praticado pela Globo



_________________________________________________________________


Por Edilenice Passos
Peço licença para tratar de um assunto fora do escopo da Lista Infolegis.
Para muitos aqui, na Lista Infolegis, eu sou apenas um nome. Outros tantos me conhecem pessoalmente. Acredito, porém, que todos conhecem minha reputação profissional.
No dia 1 de abril de 2011, o Jornal Nacional, da Rede Globo, veiculou matéria sobre o início do ponto biométrico no Senado Federal, local onde trabalho. Mostrou que o ponto não se aplica a todos os servidores e funcionários, e que tem acontecido fraude. A partir desse momento mostra imagens minhas saindo do prédio dez minutos depois de ter entrado. Diz ainda que isso aconteceu por dois dias seguidos.
O que a reportagem omitiu é que isso aconteceu porque o meu local de trabalho (Museu do Senado) passava por reforma. Enquanto foi possível trabalhar, eu trabalhei. Trabalhei com o barulho e a poeira provocados pela reforma do plenário vizinho ao Museu, trabalhei com cheiro de cola usada para fixar os novos carpetes. A certa altura, foi necessário interditar o Museu para a reforma do seu teto. Os computadores foram desligados, as mesas foram cobertas. Quando não foi mais possível trabalhar, recebi a orientação que deveria bater meu ponto e trabalhar em casa. E trabalhei. Na época estava trabalhando em parte do manual do Portal LexML. Nesse período, eu me reportei ao Diretor e sempre me coloquei à disposição para realizar qualquer tarefa que me fosse designada, no Senado Federal ou fora dele.
Logo que a reforma do Museu do Senado terminou, retornei ao meu local de trabalho.
Na época da reforma, meus colegas que estavam de plantão cuidando da obra, me informaram que uma jovem, que não se identificou, me procurou. Essa jovem carregava na altura do peito um "smartphone" com a fortuita intenção de gravar algo ilícito. Ela esteve no Museu, verificou que o local estava em obras, e mesmo assim, veiculou imagens sem o devido contexto, sem a devida explicação.
Por mais de 28 anos trabalho no Senado Federal. Trabalhei por 12 anos na Consultoria Legislativa do Senado, onde chefiei o serviço de pesquisa. Coleciono mensagens de apoio e elogios dos usuários que atendia.
Em 2009 e 2010, assessorei, no papel de Bibliotecária Jurídica, a Comissão para Elaborar o Anteprojeto de Código de Processo Penal, tenho sido publicado a pedido do Ministro Hamilton Carvalhido, que presidiu a Comissão, no Boletim de Pessoal do Senado, agradecimento e elogio por minha atuação.
Fui por duas vezes indicada para a Medalha Rubens Borba de Moraes, concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, 1 Região. A eleição se dá por indicação espontânea dos colegas profissionais. Acredito que ninguém iria indicar um profissional relapso.
Tenho mais de 40 itens publicados, entre livros e artigos de periódicos. A lista dos meus trabalhos pode ser encontrada no meu sítio na Internet, em www.infolegis.com.br/Curriculo.htm.
Fui recentemente eleita, por aclamação, para a coordenação do Comitê Gestor de Informação do Portal LexML. Participo de dois grupos de trabalho (GTs) dentro do Comitê e fui escolhida para escrever um artigo científico descrevendo o trabalho de um dos GTs, que versa sobre o modelo de requisitos para a gestão da informação jurídica, que foi submetido ao XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Ciência da Informação (XXIV CBBD).
Além desses dois grupos de trabalho, desenvolvo, com colegas bibliotecários jurídicos, três pesquisas: a primeira sobre o mercado de trabalho para o bibliotecário jurídico nos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário; a segunda, uma análise da legislação, publicada em 2009, no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul; e a terceira sobre o bibliotecário jurídico e o sigilo profissional.
Eu pergunto por que não fui filmada quando, em 2009, trabalhei incansavelmente para preparar um número especial da Revista Senatus sobre os 50 anos do Senado Federal em Brasília. Além de ser responsável por quase toda a pesquisa bibliográfica e iconográfica, escrevi seis dos 12 artigos que compuseram o fascículo.
Eu pergunto por que não fui filmada trabalhando de cadeiras de rodas, muletas e bota ortopédica quando lesionei o tendão do meu pé direito.
Eu pergunto por que não fui filmada quando pesquisei e ajudei na digitação e correção de todos os anteprojetos e projetos de lei, publicado s de 1930 a 2010, que procuraram alterar o Código de Processo Penal. Esse trabalho agora está em fase final e será publicado pela Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal.
Eu pergunto por que não fui filmada em todos os dias da minha longa carreira do Senado Federal, em que fui produtiva, correta e profissional.
Eu pergunto por que essa jornalista não se deu ao trabalho de verificar os fatos e contar a verdade. Eu, por fim, pergunto por que ela ignorou o princípio básico do bom jornalismo, de dar a chance à pessoa envolvida de esclarecer a situação antes de expor sua imagem publicamente, em rede nacional.
Edilenice Passos 
___________________________________________________
O fato mais absurdo, é o estilo de jornalismo praticado pelo Jornal de maior audiência do Brasil.
Se os esclarecimentos da senhorita Edilenice são verídicos ou não, o fato é, que em nenhum momento a reporter concede a funcionária o direito ao esclarecimento das imagens.
O principio básico do jornalismo é ouvir os dois lados.
A senhorita Edilenice teve que recorrer a um canal alternativo para expor sua versão e assear sua reputação.
LAMENTAVEL!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eles não te filmaram em momentos de árduo trabalho porque não os interessa. O que eles querem é fazer uma matéria sensacionalista, criar factoides, denúncias inverídicas sobre o governo em Brasília. Esse é o lixo chamado globo.