segunda-feira, 14 de março de 2011

Um partido de Direita....direito.

Por Chato Feliz


Independentemente de não concordar com idéias como "estado mínimo", e de obviamente não engolir falácias como "...A segunda é a identificação da direita com a ditadura, o que não faz sentido...", acho extremamente válido. Há muitas pessoas por aí, tão brasileiros quanto qualquer beneficiário do bolsa família ou industrial bem sucedido, que pensam como eles, e que tem tanto direito quanto qualquer um de expor suas opiniões e ter representação política. Penso inclusive que o país vai precisar no futuro próximo revisitar idéias historicamente defendidas por direitas (como aumento da eficiência do estado, redução da carga tributária, etc...), e é importante que existam partidos sérios e competentes para defendê-las, o que hoje não acontece.


É importante o surgimento de figuras políticas genuinamente nacionalistas e genuinamente de direita, o que não temos hoje, e que talvez só tivemos durante alguns períodos da ditadura. É impotante abrir espaço para o surgimento de políticos que defendam por exemplo o interesse das grandes empresas privadas nacionais, que defendam sua plena integração no processo de desenvolvimento do país. É importante que um fulano como o Eike por exemplo, que tem demonstrado um apetite enorme para investimentos no seu próprio país, se sinta politicamente representado, que olhe pros partidos de direita e encontre políticos que atuem de forma oposta à que atuou por exemplo o serra durante o período eleitoral, conforme exposto pelo Wikileaks, com encontros e entendimentos espúrios com multinacionais americanas do petróleo em detrimento de empresas nacionais do mesmo setor como as suas.


Era importante por exemplo haver neste momento um partido de direita com eco no povo que pudesse gritar e ser ouvido "a política cambial tem que mudar, está matando o setor manufatureiro", defendendo portanto mais do que qualquer serra ou fhc pontos que são certamente do interesse da fiesp, fiemg, etc... Era importante por exemplo um partido de direita com eco no povo que fizesse coro com os militares nesse momento ao reclamar do absurdo sucateamento vivido a décadas no nosso exército, a apresentar o problema, propor soluções. Era importante um partido que queira sim discutir privatizações, mas que o faça com responsabilidade para com o país, sabendo discutir quais setores estão de fato a sobrecarregar o estado, como substituí-los sem perda de acesso às pessoas que dependem desse serviço (muito diferentemente do que tem sido feito pela nossa "direita" por exemplo com a explosão das "universidades" particulares), como fazê-lo de forma a garantir que o mesmo serviço não perca qualidade, como regulá-los apropriadamente (muito diferente do que aconteceu com a telefonia móvel, hoje das mais caras e ineficientes do mundo), como fazê-lo de forma a garantir que seu lucro continue no país, gerando riqueza e investimento no país, de uma forma ou de outra (muito diferente, novamente, do que temos hoje na telefonia móvel).


Eu não teria nenhum problema em votar em um partido assim.


PS: acho que o título é injusto, desmerecendo algo que não necessariamente é ruim. Pelo que está escrito, parece ser algo muito diferente da babaquice do "cansei" e afins, e merece portanto mais atenção e, porque não, respeito.

Nenhum comentário: