sábado, 14 de maio de 2011

SP: 522 mil vivem em área de risco.



...Do G1 -Pesquisa da Fundação Seade encomendada pela Secretaria da Habitação traçou o mais completo mapa de áreas de risco de São Paulo. Segundo o levantamento, pelo menos 522 mil pessoas vivem em locais impróprios para o assentamento humano no mais rico estado da federação. Se fossem aglomerados no mesmo espaço urbano, esses habitantes formariam uma cidade quase do tamanho dos municípios de São Caetano do Sul e Diadema juntos (535.610 habitantes).

Outra revelação da pesquisa é que as áreas de risco não estão concentradas apenas na região metropolitana e no litoral. No total, são 173.978 domicílios localizados em 3.042 locais impróprios que estão espalhados por 232 municípios dos 645 do Estado de São Paulo.
A maior incidência do problema, no entanto, ocorre mesmo na região metropolitana da capital, onde 92% das cidades têm famílias vivendo em locais inadequados e sujeitos a desastres ambientais. Só o município de São Paulo responde por 562 áreas de risco identificadas - 18,5% do total -, com 36 mil domicílios.
Conforme os cálculos da Fundação Seade, vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, cada domicílio tem em média três moradores. O levantamento foi feito no decorrer do ano passado e pesquisou 594 dos 645 municípios paulistas. O estudo inédito vai nortear as ações da Secretaria da Habitação na remoção de moradores dessas áreas e consequente reurbanização de favelas - 4.153 distribuídas em 133 municípios, 20% do total do Estado.



************


Que as ações que forem tomadas sejam feitas com responsabilidade social, preservando a integridade da população e respeitando seus direitos.

Que não seja usada essa pesquisa como argumento para remoção dessas familias, de areas economicamente valorizadas, para a periferia ou lugares afastados mudando toda uma estrutura de vida já construída durante anos.

Que esse estudo não sirva de argumento para expelir a população socialmente indesejada (essa "gente diferenciada") das áreas de alto valor imobiliário.

Nenhum comentário: