sexta-feira, 13 de maio de 2011

Google muda Orkut e acirra briga com Facebook




RIO - A Google está apostando pesado no Orkut. Com o objetivo de fazer frente ao rival Facebook, a empresa quer transformar sua rede social em um canal mais eficaz de interação entre as milhares de comunidades. Para isso, a gigante da internet está levando o conceito de transmissão de conteúdo ao vivo e ainda acabou de criar páginas patrocinadas - nos moldes do YouTube, seu site de vídeos. Diferentes empresas já adotaram a ideia, como Casas Bahia, Nike, Garnier (com Ivete Sangalo) e Warner.
Em entrevista ao GLOBO, Fábio Coelho, novo presidente da Google no Brasil, revelou que o Orkut está entrando em várias frentes para reforçar o conceito de comunidade. Segundo dados da consultoria britânica comScore, o Orkut registrou 32,1 milhões de visitantes únicos em março, alta de 25% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Facebook cresceu incríveis 207%, para 18,5 milhões. Ainda sim, o executivo não teme o avanço do Facebook no país:
- O Orkut tem mais de 85 milhões de usuários, a maior parte no Brasil. As pessoas têm um histórico de relacionamento. Orkut e Facebook têm propostas diferentes e vão conviver juntos. Estamos fazendo mudanças no conceito. Criamos as comunidades da marca. Em uma semana, o número de usuários para (o canal das) Casa Bahia aumentou em 20 vezes. Além disso, acabamos de criar o Orkut ao vivo. Percebemos que essa era uma demanda dos usuários. É dinâmico, e funciona bem - diz Coelho.
'O usuário não tem interesse apenas por banner'
A ideia da Google é colocar cada vez mais vídeos ao vivo no Orkut. Neste primeiro momento, haverá pelo menos uma ação por mês. O primeiro, que aconteceu na noite de terça-feira com a cantora Pitty, conquistou em uma semana mais de cinco milhões de membros. Para Coelho, há um potencial enorme. O objetivo é aumentar o nível de atividades dentro do site de relacionamento.
Nos canais pagos, o usuário também consegue mais informações sobre as marcas e acesso a promoções, por exemplo. Dados da comScore comprovam que os usuários do Orkut têm ficado cada vez menos tempo nas páginas do site. Em março, houve queda 30,9% no tempo médio de navegação por usuário. No Facebook, a alta foi de 56%.
- O momento é muito positivo. Há mais gente entrando na internet e mais usuários em celular, por exemplo. A publicidade na internet tende a crescer. Hoje, a propaganda representa entre 8% e 10% de todo o bolo (verba) publicitário das empresas. Estamos prevendo que esses números aumentem e fiquem entre 15% e 18% em 2012. É natural que essa receita migre. Hoje, 30% do tempo das pessoas é gasto de modo online - afirmou Coelho, lembrando que a Google Brasil cresceu 80% no ano passado.
A Google está aperfeiçoando, por exemplo, a publicidade nos serviços de email. Com isso, o usuário, ao ler uma mensagem que contenha palavras relacionadas, por exemplo, à moda, terá, em partes da página, anúncios de redes varejistas.

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