sábado, 5 de março de 2011

PSDB morde os cotovelos de inveja

Robson Bonin
Do G1, em Brasília
 
O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), divulgou nota na tarde desta quinta-feira (3) na qual lamenta não poder comemorar o crescimento de 7,5% da economia brasileira em 2010.

“Infelizmente, não podemos comemorar o crescimento do PIB como deveríamos. Os 7,5% seriam uma boa taxa de crescimento se os problemas estruturais da economia brasileira não estivessem aparecendo”, registra a nota.
Para o tucano, “problemas estruturais da economia” e os cortes em investimentos e programas sociais são fatores que maculam o bom resultado. Em quatro parágrafos, Guerra afirma que os juros “foram parar nas estrelas” e afirma que o descumprimento de promessas pelo governo, como o compromisso de não cortar recursos de programas sociais, fazem parte do que o ex-governador de São Paulo José Serra classificou de “estelionato eleitoral”.
“Os juros foram para as estrelas. Os cortes em investimentos e programas sociais anunciados até agora não passam de espuma. Provavelmente outros terão que ser feitos em função do mau estado das contas públicas. José Serra chamou a atenção para o estelionato eleitoral que se aproxima. Tem razão”, argumenta Guerra.
___________________________________________________________
Analisando as declarações Tucanas:

“Os juros foram para as estrelas..."

Os juros estrelares hoje são de 11,75% ao ano. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entregou o país ao presidente Lula em 2002 com juros em Plutão, na casa de 25% ao ano.
Todo país em rítimo forte de desenvolvimento fica vulnerável as ameaças inflacionarias, principalmente em setores em que a oferta não consegue acompanhar a demanda. 
O governo federal, em 2009, lançou o programa social Minha Casa Minha Vida, disponibilizando incentivos e recursos aquecendo o mercado imobiliário. Em contrapartida, o setor não conseguiu acompanhar o crescimento da demanda, tornando-o o maior vilão da alta da inflação.
*****
"...Os cortes em investimentos e programas sociais anunciados até agora não passam de espuma..."

Justamente pelos motivos relacionados acima, que houve o corte no programa Minha Casa Minha Vida 2, por isso, o corte se faz necessário para um crescimento sustentável. Mas, em contra partida, Dilma reajustou o Bolsa Família em  19% em média.
O Bolsa Família não é uma vitrine eleitoral, ao contrário do que a elíte separatista diz, o programa social foi o principal responsável por tirar 3 milhões de brasileiros da linha da miséria.

Impactos positivos do Bolsa Família:



- Índice de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos fora escola diminui em 36%, na comparação entre beneficiários (5,4%) e não beneficiários (8,4%)

- A evasão de adolescentes no ensino médio reduz à metade, comparado os índices de jovens beneficiários (7,2%) e não beneficiários (14,2%)

- A desnutrição infantil caiu de 12,5% para 4,8% de 2003 a 2008, entre crianças menores de 5 anos;

- Bolsa Família foi o responsável pela saída de 3 milhões de pessoas da extrema pobreza (Ipea/Pnad 2009);

- Distribui renda, desenvolve a economia e reduz as desigualdades sociais e regionais do país com impacto direto sobre um quarto da população brasileira

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cada R$ 1,00 investido no Bolsa Família aumenta em R$ 1,44 o PIB brasileiro.


******
Em suma, as declarações do senhor presidente do PSDB, nada mais é que, uma imensa "dor de cotovelo" de uma oposição que pouco tem pra argumentar, e que, quando foi governo, não teve competência suficiente para colocar o Brasil na posição em que esta agora na economia global.

PS:" Contra fatos, não há argumentos"


Marcio Morais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dor de cotovelo é assim mesmo. O cidadão não tem o que falar! Foi como no caso dp tusuname que acabou virando uma marolinha, né Segio Guerra? Olha não existe crise com um governo que o povo acredita. Se o Governo tem credibilidade, fica fácil administrar as crises. O povo sabe, crise vem e vão, então!

valcir Barsanulfo disse...

Muito bom o seu comentário analítico. os tu k nalhas se desesperam cada vez que o País cresce. O negócio deles é se ajoelhar diante dos patrões Yankes.

carlos disse...

o pior surdo é aqule que não quer ver. gostei de visitar o seu blog

Eason Nascimento disse...

Também gostei. Do blog e desses seus comentários. Meus parabéns meu caro Marcio.
http://easonfn.wordpress.com