quarta-feira, 30 de março de 2011

A Vale, jamais, poderia deixar de ser nossa.....

Com as recentes manchetes sobre uma possível substituição do atual presidente da Vale do Rio Doce, o senhor Roger Agnelli, resolvi expor aqui em meu blog, algumas informações sobre a ex-estatal.


Resumo da História



A história da Vale do Rio Doce está intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, durante a qual os engenheiros ingleses envolvidos em seu projeto tomaram conhecimento da existência de uma grande reserva de minério de ferro naquela região.
Vários grupos de investidores internacionais adquiriram extensas glebas de terra próximas a Itabira e, em 1909 se reuniram fundando o Brazilian Hematite Syndicate, um sindicato que visava explorá-las.
Em 1911 o empresário estadunidense Percival Farquhar adquiriu todas as ações do Brazilian Hematite Syndicate e mudou seu nome para Itabira Iron Ore Company.
Percival Farquhar fez planos para que a Itabira Iron Ore Co. exportasse 10 milhões de toneladas/ano de minério de ferro para os Estados Unidos, utilizando navios pertencentes a seu sindicato que, no retorno, trariam dos EUA carvão ao Brasil, tornando assim o frete mais econômico. Esse plano antecipava em mais de 40 anos um conceito revolucionário que, afinal, modificado e atualizado, viria a se tornar realidade, sob a direção de Eliezer Batista, na década de 1960, quando da inauguração do Porto de Tubarão.
Décadas de debates acalorados se seguiram - o país praticamente dividido entre os adeptos das duas posições - e o projeto de Farquhar não saía da prancheta.
Esse plano foi inviabilizado quando Getúlio Vargas assumiu o poder, à frente da revolução de 1930, e encampou as reservas de ferro que pertenciam a Farquhar, criando com elas, em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce S. A., como uma empresa estatal, para o que obteve o beneplácito dos Estados Unidos e da Inglaterra num tratado chamado de Acordos de Washington.

A privatização

A Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada em 1997 durante a gestão do então presidente do Brasil o senhor Fernando Henrique Cardoso. A mineradora foi arrematada pelo valor de 3,3 bilhões de Reais. Para se ter uma ideia do valor, só em caixa a empresa tinha na época 700 milhões de reais e é obvio que não foi levado em conta todo o potencial das reservas de ferro em possessão da companhia.

Dados e comparações:
  • Em 2007, 10 anos depois da privatização, a Vale, num trimestre, tinha um lucro quase três vezes o valor pago na privatização
  • BHP Billiton é uma gigante mineradora Australiana, de propriedade privada, e paga a nação em que reside, em royalties, 45% de tudo que é extraído.
  • A Vale paga ao Brasil, 2%
  • A Vale gastou entre setembro de 2008 ao mesmo mês de 2009, R$ 178,8 Milhões em publicidade
  • A BHP não tem gasto com publicidade, ja que, seu produto, assim como o da Vale, não visa o cliente final.
Assista o video abaixo sobre a historia da companhia e os bastidores da privatização (ou podemos dizer doação?):





Continua...

Nenhum comentário: