sábado, 26 de fevereiro de 2011

A bolha da Vale

Por Lilian Milena

...A China vive hoje um processo de boom imobiliário, em parte causado pela demanda que existe por casas. Estima-se que a China necessite de 68 milhões de casas por ano. Mas, boa parte das casas que estão sendo construídas é para o mercado de alto luxo, das quais a população média, simplesmente, não tem acesso.
Isso resulta na formação de uma bolha de acesso que, provavelmente, é o maior calcanhar de Aquiles da China, formada por apartamentos de luxo nas grandes cidades, como Pequin e Xangai, principalmente.
A China é um dos países com menor área agricultável do mundo. Apesar de ser grande, falta muita terra por lá, já que metade do território é deserto, ou ocupado por montanhas. Assim, a área urbana acaba praticamente em cima dos lotes agricultáveis. Por isso, os camponeses têm sido rapidamente expropriados de suas terras pelo mercado imobiliário.
Se olharmos a lista de maiores fortunas, de 2009, veremos que a China se tornou o segundo país, com maior número de bilionários do mundo – em primeiro lugar está os Estados Unidos e em terceiro a Rússia. Agora, se você olhar a lista dos 12 maiores bilionários, verá que oito são da área da construção civil.
Quando a agricultor [chinês] perde a terra, ganha uma indenização minúscula, equivalente a 1% do valor que vai ser pago [pelo imóvel que ali será construído]. Uma parte vai para o governo local, tanto para o orçamento quanto para o bolso de algum oficial. O resto do valor do imóvel vai para o empreendedor que construiu em cima daquela terra.
Essa criação de grandes fortunas, hoje na China, é um processo estranho, e o governo corre atrás de uma série de medidas para transpor esse modelo ocidental [de desenvolvimento].
....
__________________________________________________________________________________
A Vale é um exemplo de gestão.
É a empresa de um produto só (minério de ferro), com um cliente só (a China).
E quando a bolha estourar.........

Nenhum comentário: