quarta-feira, 9 de maio de 2012

Verdades sobre a Belo Monte

Belo Monte da GLOBO.





Alguns esclarecimentos:


“A usina de Belo Monte vai alagar, inundar, destruir 640 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica”.


A Floresta Amazônica possui, no total, 5.500.000 Km² onde 3.300.000 Km² são território brasileiro. 640 Km² nada mais é que 0,012% da Floresta, UM NADA em termos proporcionais.


"Pra onde vão ser levados os ribeirinhos e os índios?"

Aí onde mora uma das falácias do vídeo. Nenhum índio será desalojado. Alguns Ribeirinhos sim, aproximadamente entre 20 a 40 mil pessoas serão remanejadas. Porém os impactos socioeconômicos os beneficiarão com o aumento da atividade econômica e geração de empregos na região. 

"Do que adianta construir a 3º maior hidroelétrica do mundo se ela só vai produzir, de fato, 1/3 da sua capacidade?"

Belo monte usará o sistema fio d'agua  e não terá reservatório (adequação do projeto inicial para reduzir os impactos ambientais) o que fará com que a usina produza, depois de pronta, 11.233 MW (potência máxima) no período chuvoso e 690 MW na época de seca o que corresponde a 4.571 MW média/ano, ou 40% de sua capacidade máxima.

E a melhor do vídeo:

“De onde tiraram essa idéia de que hidrelétrica é energia limpa?” 

“Seria energia limpa se fosse no deserto, mas na floresta?”

(Essa vou deixar a resposta por Reinaldo Azevedo - "jornalista" que abomino por seu jeito chulo e esdruxulo e divergências políticas, mas, que nesse caso cabe seu comentário:)

Heeeinnn??? Quer dizer que energia hidrelétrica só seria limpa se fosse produzida no deserto? Fico aqui a imaginar um rio Xingu ou o Amazonas cortando o Saara.


Belo Monte SEM a GLOBO.











Nenhum comentário: