sábado, 28 de abril de 2012

Cachoeira, o hotel em Brasília e a VEJA

Por Luis Nassif
Para ter acesso às imagens do circuito interno do Hotel em que José Dirceu se hospedava em Brasília (e repassá-las à Veja), o bicheiro Carlos Cachoeira valeu-se de suas relações de amizade com a família proprietária do hotel. Funcionou também, pelo que se diz em Brasília, a proximidade entre um genro do proprietário do hotel e o senador Gim Argello (PTB-DF), que precisava negociar imunidade com a revista e evitar a publicação de reportagens embaraçosas.
Assim fica mais claro o seguinte diálogo entre Cachoeira e o araponga Jairo Martins, captado pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo.
JAIRO: Aí. ele [Policarpo] quer que eu tente convencer o amigo lá, a deixar usar, usar [as imagens do circuito interno do Hotel Naoum] de uma maneira que não complique, né?
CARLlNHOS: É mas ai, pra tentar convencer o amigo, você tcm que falar, ai é o meu caso, entendeu? "Ó, você tem que conversar com ele, porque ele pelo menos é o dono lá, do pessoal de lá".
JAIRO: Ah, fechou, fechou, fechou então.
CARLINHOS: Põe ele pra pedir pra mim, tá.
Quem é o amigo que pode liberar as imagens para a revista? Ao que tudo indica, é Aroldo Azevedo dos Santos, genro de Mounir Naoum, dono do hotel e patriarca da família. Os Naoum são originários de Anápolis, mesma terra de Carlos Cachoeira em Goiás. As famílias são amigas, frequentam as mesmas festas e rodas políticas locais. Ronaldo Mohn Filho, sobrinho de Cachoeira, é casado com Nathalia Naoum, um das herdeiras de Mounir. O que se comenta em Brasília é que Aroldo dos Santos concordou em romper a privacidade dos hóspedes a pedido de Cachoeira e também do senador Gim Argello.
O filho do senador, Gim Argello Junior, é namorado da filha de Aroldo, Mariana Naoum. Na recente caçada ao nepotismo no Senado, Mariana teve de ser demitida de um cargo no gabinete de Gim pai. O senador teria pedido a Aroldo a relação dos visitantes de Dirceu, porque precisava dar "um presente" à Veja. Na ligação entre Cachoeira e Jaior, o araponga diz que entregou a Policarpo uma lista de 25 visitantes "naquele período" (a crise que derrubou Antonio Palocci), "sendo que cinco pessoas assim importantíssimas".
A liberação das imagens, que Policarpo pediu primeiro a Jairo e, depois, ao chefe Cachoeira, não estava prevista no acordo inicial. E foi aí que Cachoeira assumiu o comando da negociação com os donos do hotel. O que se comenta em Brasília é que Aroldo agiu sem conhecimento do patriarca Mounir Naoum, que só foi descobrir a traição do genro no decorrer do inquérito policial sobre a invasão. O Naoum hospeda governadores e chefes de estado de outros países. Sua imagem saiu arranhada do episódio da invasão ao apartamento de José Dirceu pela reportagem da Veja. Abriu-se uma crise na família.

Nenhum comentário: