quinta-feira, 14 de abril de 2011

Opa Opa!! Quem és tu pra falar?

Por Marcio Morais


José Serra estréia como colunista do estadão e faz uma análise da parceria comercial entre Brasil e China.


O texto é coerente e trata de um assunto de suma importância sob o ponto de vista estratégico para o Brasil.


Mas José Serra só esqueceu de olhar o próprio "rabo" nessa história toda, já que ele faz uma breve regressão no tempo de trinta anos, mas, não cita em nenhum momento os oito anos de gestão de seu partido e suas responsabilidades.






Vamos entender:


Podemos dizer que a estratégia central da China no Brasil é o minério de ferro. A China vem fazendo investimentos pesados nesse sentido. 




Pergunto:


Qual é o maior fornecedor de minério de ferro para a China?


Resposta fácil:


A Vale.


Quem privatizou (ou doou?) a Vale?


..............................


O Senhor Roger Agmelli, ex-presidente da Vale e que administrou a mineradora em quase todo o periodo pós privatização ( ou pós doação?), é um dos grandes responsáveis, depois de FHC, pelas condições comerciais entre os asiáticos e nós hoje. Em 2009 o então presidente Lula teve um desentendimento com Agnelli. Para o ex-presidente Lula, a Vale teria se acomodado a simplesmente vender o minério extraido. Para Lula, era preciso fazer investimentos em produção que agregassem valor a commodity, como a produção de aço e vias ferrias.


Acho que o primeiro passo foi dado com a saída de Agnelli, agora é preciso de uma regulamentação estratégica, porque hoje, tenho que concordar com Sérra, a China é mais uma ameaça do que uma oportunidade para o Brasil.

Clique aqui para ler José Serra no Estadão

Nenhum comentário: