domingo, 16 de janeiro de 2011

Ministros da UE discutem mudanças em fundo de resgate

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - Ministros das Finanças das zona do euro vão discutir na segunda-feira um aumento na capacidade efetiva de empréstimos do fundo de resgate do bloco de países. Eles pretendem assim colocar um fim à crise de dívida soberana antes que mais nações precisem de ajuda.

O fundo de estabilidade financeira da Europa pode tomar até 440 bilhões de euros emprestados do mercado com a garantia de governos da União Europeia.

Mas porque ele quer uma classificação de risco "AAA", o valor efetivo que pode emprestar aos países do grupo é de apenas 250 bilhões de euros. Se Espanha e Portugal pedirem ajuda ao fundo, ele já chegaria perto de seu limite.

A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) pediram na semana passada que a capacidade efetiva de empréstimos do fundo fosse aumentada e que suas responsabilidades fossem ampliadas. A Alemanha, maior economia da zona do euro, é peça fundamental para que qualquer mudança seja realizada.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, indicou que estava pronto a aumentar a capacidade efetiva de empréstimos do fundo de estabilidade europeu. "Nós precisamos, e vamos, resolver este problema", disse Schaeuble, segundo o periódico Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

A França também parece disposta a discutir o aumento da capacidade de empréstimo do fundo.

Mas autoridades europeias disseram à Reuters que diminuiu a sensação de urgência em relação ao aumento da capacidade do fundo depois que Espanha e Portugal tiveram sucesso em seus leilões de títulos públicos.

Em vez disso, a Alemanha está tentando passar medidas anticrise mais amplas para serem aprovadas numa reunião de líderes da União Europeia em março.

Nenhum comentário: